5 hábitos para uma horta sustentável em casa
Ter uma horta urbana é, por si, uma escolha que traz vários benefícios do ponto de vista ambiental (e não só). Mesmo assim, podemos aplicar várias práticas que fazem com que consigamos utilizar os recursos de modo mais eficiente e reduzir o desperdício gerado. Neste artigo, trago 5 ideias nesse sentido
1 | Regar em horas de pouco calor
A rega em horas de maior calor aumenta a evaporação da água, tornando-se menos eficiente. No caso de temperaturas muito elevadas, pode também ser prejudicial para as plantas. Assim, nos dias de maior temperatura, o ideal será tentar regar de manhã cedo ou ao final do dia.`
2 | Optar por materiais reutilizados
Muitos dos materiais necessários à horta podem ser obtidos através da reutilização de algo existente. Antigos frascos podem servir de regadores, caixas de ovos ou rolos de papel higiénico podem servir para sementeiras, e latas podem fazer de vasos, por exemplo.
3 | Fertilizar com resíduos
Aplicar uma lógica de economia circular na fertilização da nossa horta permite reduzir a quantidade de lixo gerada e o seu impacto. Uma opção pode ser fazer compostagem, sendo que existem vários tipos (mais informação sobre vermicompostagem aqui). Para além disso, também podem ser feitos fertilizantes caseiros com cascas de banana, borras de café ou cascas de ovos, por exemplo.
4 | Partilhar sementes
Sementes diferentes têm durabilidades diferentes e, muitas vezes, não são utilizadas dentro da sua validade. Ao partilhar, reduzimos o seu desperdício, potenciamos o crescimento de novas plantas e maximizamos a utilização dos recursos utilizados para produzir e transportar as sementes.
5 | Colher no momento do consumo
Por vezes pode parecer entusiasmante fazer uma grande colheita das nossas hortas mas, depois de serem colhidas, as plantas têm uma durabilidade menor, aumentando-se a probabilidade de gerar desperdício alimentar.
Ver no Instagram.