Os conselhos que gostava que me tivessem dado antes de começar a usar reutilizáveis menstruais

Se estão aqui é possível que estejam a ponderar começar a usar reutilizáveis menstruais, e tenho já a dizer-vos que fazem muito bem! Uma pessoa que menstrue pode, ao longo da sua vida, utilizar 15 mil unidades de produtos menstruais, se optar pelos descartáveis, por isso há muito potencial de redução de desperdício


Ver no Youtube:


Fazer a transição para reutilizáveis menstruais é um passo natural para quem esteja a tentar viver uma vida mais sustentável e com menos desperdício. Mesmo assim, dada a diferença para o modo de utilização dos descartáveis comuns (pensos e tampões), pode haver alguns percalços pelo caminho. Neste artigo, partilho convosco o que gostava que me tivessem dito para tornar a minha transição para os reutilizáveis menstruais mais fácil e, assim, ajudar-vos também na vossa mudança.


1 - O copo menstrual não é a única opção

A primeira coisa que gostava que me tivessem dito é que o copo menstrual não é a única opção válida, nem uma que temos necessariamente de experimentar. Vê-se muitas pessoas a falar do copo menstrual - que é, claro, uma boa opção -, mas para quem, como eu, não estava habituada(o) a usar tampões, que é o descartável mais semelhante, isto pode logo criar alguns entraves. O copo menstrual é, sim, muito prático, mas existem outras opções, como os pensos reutilizáveis e as cuecas menstruais (as minhas preferidas). Por isso, se a ideia do copo não vos agrada, existem outras opções muito viáveis.

2 - Não tem mal fazer a transição de modo progressivo, usando descartáveis pelo caminho

A segunda coisa que gostava que me tivessem dito é que não tem mal fazer a mudança aos poucos, ir testando o que funciona no nosso caso, e ir usando descartáveis ao longo do processo. A logística de usar reutilizáveis é diferente, e é normalíssimo que, ao início, acabemos por precisar de usar descartáveis porque nos atrapalhámos com alguma coisa. A primeira opção que experimentei foram os pensos reutilizáveis e, ao início, não tinha suficientes, por isso acabei por ter de recorrer aos descartáveis para chegar ao final do ciclo.

Tenham alguns descartáveis em casa - eu ainda tenho hoje em dia, tanto para dar a alguém que venha cá a casa e precise, como para se, por algum motivo, precisar, como para levar de férias, em que pode ser mais prático.

3 - Mais vale experimentar várias opções, antes de decidir qual é aquela em que queremos investir

Isto aplica-se aos pensos e cuecas menstruais, uma vez que, caso usemos o copo, apenas precisamos de ter um.

Como tinha dito, comecei por experimentar os pensos reutilizáveis, e comprei logo uns 5 ou 6 de uma vez. O que acabou por acontecer foi que tive de usar descartáveis à mesma no início, porque os reutilizáveis não chegavam para um ciclo completo. Acabei depois por experimentar as cuecas menstruais e perceber que são a opção que prefiro. Agora penso que teria feito mais sentido comprar 1 ou 2 pensos e umas cuecas, experimentar, e depois decidir aquilo em que queria investir.

4 - Vale a pena conhecer o nosso ciclo para decidir aquilo que comprar

A quarta coisa que gostava que me tivessem dito é que pode fazer sentido avaliar o nosso ciclo quando vamos comprar reutilizáveis. O que é que quero dizer com isto? Se tiverem um ciclo mais abundante, na minha opinião, mais vale investir em pensos ou cuecas com maior capacidade de absorção, mesmo que sejam mais caros, do que optar por opções mais baratas com menor absorção. Isto vai acabar por facilitar muito a gestão durante os dias de menstruação.

No meu caso, prefiro ter dos que têm maior capacidade de absorção e, assim, estou à vontade para usar tanto nos primeiros dias do ciclo, como nos últimos em que o fluxo está mais leve. Na minha opinião, a logística é mais fácil se todos os reutilizáveis que tivermos derem para todo o ciclo, do que se tivermos uns que dão para o início, e outros que só dão para quando o fluxo está mais suave.


Espero que vos tenha sido útil! Se ainda estão a ponderar qual o reutilizável mais indicado para começarem esta mudança, aconselho-vos a passarem por este artigo, em que falei sobre a minha experiência com o copo menstrual, pensos reutilizáveis e cuecas menstruais.

Rita TapadinhasComentário