Um dia de pratos vegan
Quando estamos a tentar fazer uma alimentação mais à base de plantas, pode parecer difícil ao início saber o que comer e como cozinhar. Quando comecei este caminho há cerca de 1 ano, ajudou-me muito ver o que outras pessoas cozinhavam e, por isso, hoje mostro o que comi durante um dia típico, para poder inspirar alguém que esteja à procura de ideias para refeições vegan
Antes de começar, queria fazer duas “ressalvas”:
Apesar de fazer uma grande parte das minhas refeições à base de plantas, não acontece em 100% dos casos: ainda como peixe ocasionalmente, ovos e derivados de leite também, apesar de estar continuamente a reduzir
Não sou nutricionista, por isso as refeições que partilho são escolhas pessoais, e não conselhos nutricionais
Pequeno-almoço:
Este é um pequeno-almoço que tenho gostado bastante de tomar, e é bastante fácil de fazer. Permite-nos misturar muitos tipos de ingredientes e, assim, obter uma refeição mais completa.
Trata-se de um batido de fruta - a(s) que tiverem em casa - com iogurte ou leite, e que leva toppings por cima, como frutos secos, cacau, aveia, canela, sementes ou côco ralado, por exemplo.
Gosto de aproveitar frutas que estejam a ficar demasiado maduras e que já não estejam ótimas para consumir “normalmente” – neste dia, utilizei uma banana e uvas.
Almoço:
Este foi um dos primeiros pratos veganos que aprendi a fazer, e trata-se de tofu no forno. Para o fazer, basta cortar o tofu em fatias, regar com azeite e umas gotas de limão e temperar com sal, pimenta, paprika, alho em pó, óregãos e pão ralado (podem variar as especiarias).
Levo ao forno cerca de 15-20 min a 180 graus e gosto de acompanhar com arroz branco ou massa com molho de tomate.
Para sobremesa, gosto sempre de comer alguma fruta, neste dia foi uma pêra.
De forma a aproveitar o calor do forno, durante o almoço fiz também abóbora panada e tostei as sementes (que fazem um ótimo topping em sopas, arrozes e saladas).
Para fazer a abóbora, basta cortá-la em cubos (uso abóbora manteiga e não retiro a casca), regar com azeite, e temperar com alho em pó, cebolinho, paprika e pão ralado (podem variar as especiarias). É importante regar bem com azeite e colocar uma quantidade generosa de pão ralado. Depois, é só envolver bem e levar ao forno durante uns 45 min, ou até a abóbora estar com uma textura suave.
Jantar:
Para o jantar, fiz feijão salteado, acompanhado pelo mesmo arroz do almoço e a abóbora panada. Só precisam de feijão pré-cozido, azeite, alguns temperos e 10 min na frigideira - é mesmo simples e rápido. Costumo pôr mostarda em pó e orégãos, por exemplo. Quando sirvo, gosto de colocar um pouco de levedura nutricional por cima do feijão.
E está assim completo o dia de refeições vegan! :)